Narcisismo: Compreendendo o Transtorno e Seus Impactos na Vida Social

Imagem
O narcisismo é um tema frequentemente discutido tanto na psicologia quanto na cultura popular, sendo associado a características de autocentrismo , vaidade excessiva e falta de empatia . Mas, o que exatamente é o narcisismo, e como ele afeta as relações interpessoais e o bem-estar emocional das pessoas? Neste artigo, vamos explorar os sintomas do narcisismo , suas causas e como ele pode impactar a vida social e profissional dos indivíduos. O que é Narcisismo? O narcisismo é um termo originado do mito grego de Narciso, que se apaixonou por sua própria imagem refletida na água. Psicologicamente, o narcisismo se refere a um padrão de comportamento e atitudes em que o indivíduo tem uma visão distorcida de si mesmo, geralmente exagerada . Pessoas com características narcisistas frequentemente buscam admiração excessiva e reconhecimento de suas qualidades, sem demonstrar muita preocupação com os sentimentos dos outros. No contexto clínico, o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN)

Espiritismo e Espiritualismo: A Diferença

Quando o assunto do meu livro surgiu nos noticiários, fui apresentada, equivocadamente, como escritora de linha espírita. Tudo isso porque descrevi, na época, meu livro como uma obra espiritualista. E as pessoas logo confundiram espiritualismo com espiritismo.

Não sigo o espiritismo. Mas sou espiritualista. E qual a diferença?

O espiritismo está ligado às religiões. Já o espiritualismo é uma filosofia de vida que não se confunde com religião. É difícil ser espírita e evangélico, simultaneamente. Da mesma forma, você escolherá ser católico ou evangélico. As religiões, em regra, não se misturam. Todavia, é possível não ter religião alguma e ser espiritualista. É possível ser evangélico e ser espiritualista. É possível ser católico e ser espiritualista. É possível ser espírita e ser também espiritualista. 

O espiritualismo é uma doutrina de vida, onde enxergamos o mundo além do materialismo. Os espiritualistas não ficamos presos às coisas materiais como a maioria das pessoas. Temos, ao contrário, a consciência de que tudo, nesta Terra, é muito fugaz. E, por isso, cultivamos valores que carregamos não nos bolsos, mas em nossa bagagem existencial.

Digamos que os materialistas, sejam católicos, espíritas, evangélicos ou ateus, vivem em demasia para as coisas do mundo material, esquecendo-se dos valores espirituais. Digamos que estes possuem uma bagagem existencial bastante vazia, enquanto os espiritualistas estão cuidando de preencher sua bagagem existencial com valores tais como fraternidade, solidariedade, evolução mental, percepção da Divindade, entre outros.

Meu livro foi intitulado "As Muralhas da Vida Eterna" exatamente nesse sentido. Se refere às pessoas que são aprisionadas aos conceitos materialistas do mundo, parecendo não notar que a vida material não é eterna. São pessoas que vivem entre as "muralhas" dos dogmas do mundo materialista e que, caminhando a cada dia para seu túmulo, vivem como se esta vida fosse eterna. Por isso, o livro é uma obra espiritualista, a qual tenta abrir a mente dos leitores para esta reflexão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perícia do Processo envolvendo a novela O Sétimo Guardião e o livro As Muralhas Da Vida Eterna: principais evidências

Felicidade e Consumo

As Muralhas Da Vida Eterna