Narcisismo: Compreendendo o Transtorno e Seus Impactos na Vida Social

Imagem
O narcisismo é um tema frequentemente discutido tanto na psicologia quanto na cultura popular, sendo associado a características de autocentrismo , vaidade excessiva e falta de empatia . Mas, o que exatamente é o narcisismo, e como ele afeta as relações interpessoais e o bem-estar emocional das pessoas? Neste artigo, vamos explorar os sintomas do narcisismo , suas causas e como ele pode impactar a vida social e profissional dos indivíduos. O que é Narcisismo? O narcisismo é um termo originado do mito grego de Narciso, que se apaixonou por sua própria imagem refletida na água. Psicologicamente, o narcisismo se refere a um padrão de comportamento e atitudes em que o indivíduo tem uma visão distorcida de si mesmo, geralmente exagerada . Pessoas com características narcisistas frequentemente buscam admiração excessiva e reconhecimento de suas qualidades, sem demonstrar muita preocupação com os sentimentos dos outros. No contexto clínico, o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN)

Felicidade e Consumo


Olha no que nos tornamos! Somos como roedores correndo, sem qualquer raciocínio, atrás de um pedaço de queijo chamado "felicidade". "Felicidade", aquele negócio que se compra e se vê em todos os outdoors possíveis, aquela promessa inalcançável que nos prende às ratoeiras do sistema. Correndo atrás daquele pedaço de papel que compra a tal da felicidade, assim terminamos presos, prisioneiros. Tudo é de fato uma isca que nos conduz às ratoeiras do sistema e nos mantem cada vez mais distantes daquilo que tanto corremos atrás.
Nos enfiamos em transportes lotados, nos trens a caminho da (in) felicidade, como se fossemos ratazanas que já nem se distinguem mais. Pilotamos a tal felicidade? Não! Os engarrafamentos nos mostram isso, as multas e os assaltos no trânsito o denotam ainda mais. Em compensação, bebemos de todas as bebidas que nos convidam ao sabor da felicidade. Engarrafaram a felicidade, a embrulharam, colocaram em vitrines.  Mas será mesmo que estão vendendo a felicidade? Ou será tudo propaganda enganosa? Então, quando a tal felicidade, finalmente, se demonstra inalcançável, nos julgamos deprimidos e vamos atrás de uma receita que nos possa prescrever a "felicidade". Nos afundamos em vidros de remédios, antidepressivos que só nos levam mais uma vez ao mundo das ilusões, do qual logo caímos, eis que todo remédio tem efeito fugaz. É esta, enfim, a mensagem que a animação de Steve Cutts vem nos passar desta vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perícia do Processo envolvendo a novela O Sétimo Guardião e o livro As Muralhas Da Vida Eterna: principais evidências

As Muralhas Da Vida Eterna