Perícia do Processo envolvendo a novela O Sétimo Guardião e o livro As Muralhas Da Vida Eterna: principais evidências

Imagem
Durante a fase pericial do processo que foi movido diante das similaridades entre diversas passagens da novela O Sétimo Guardião e o livro As Muralhas Da Vida Eterna, a perita Rayda Melissa Silva de Araújo Tolentino, brilhantemente elaborou seu trabalho e, nesse trabalho, apontou o personagem Feliciano da novela e a personagem Sofia do livro como as maiores evidências de que houve sim um plágio, quando se fala em ambas as obras. Assim vejamos o que foi, entre tantas outras evidências, trazido no processo pela perita, com relação a esses dois personagens: Ademais, devemos prestar muita atenção no personagem Feliciano . Esse personagem é evidentemente um personagem retirado da obra As Muralhas da Vida Eterna . A cena da tempestade da novela solicitada pela assistente da perícia não caracteriza apenas uma tempestade em comum entre diversas obras. Além de acontecer exatamente como o narrado no livro, traz a figura do Feliciano enfrentando a intempérie sem qualquer medo, enquanto todos os m

Narcisistas e o "hoovering"

Nos grupos de vítimas de mães narcisistas, vejo muitas filhas, que cortaram totalmente o vínculo com suas mães narcisistas, mostrando mensagens dessas mães, lamentando a saudade das filhas e se fazendo de dóceis e arrependidas. Essas filhas, então, perguntam se devem responder ao apelo desesperado das mães e, geralmente, se mostram ainda plenamente tocadas pelas mensagens recebidas e tentadas a respondê-las.

A resposta a essas filhas (e filhos também) é sempre: "Não! Cuidado! Sua mãe narcisista está praticando o denominado hoovering". Palavra desconhecida e, principalmente, prática desconhecida pelas vítimas de narcisistas, hoovering é uma estratégia dessas personalidades transtornadas para atrair novamente suas vítimas para dentro da relação abusiva. Após perderem suas vítimas, os narcisistas costumam entrar em desespero. Esses seres são sádicos, necessitam de suas vítimas por perto. Pessoas que sofrem do transtorno de personalidade narcisista necessitam de alguém para torturar. Sua força vital parece ser arrancada de suas vítimas. Quando a vítima escapa da relação abusiva, o narcisista começa a definhar, muitos chegam até a adoecer. Essas pessoas sobrevivem da tortura de suas vítimas, até porque muitas dessas vítimas tratam-se de empatas (personalidade que irei explicar em outro post). E todo empata tem tendência a atrair um narcisista, eis que os narcisistas se "alimentam" da força vital dos empatas.

Certa vez, uma tia, sabedora de algumas torturas de sua irmã à filha, me disse que a admirava, porque, apesar de tudo, a irmã nunca abandonou a filha. Tive que manter o silêncio. Como explicar que uma pessoa que sofre do transtorno de personalidade narcisista não deseja ver sua vítima longe, por nada? Ao contrário, ela necessita de sua vítima por perto. O filho ou a filha de mulheres que sofrem do transtorno de personalidade narcisista pode ter 5, 10, 15, 20, 30, 40 anos ou mais. Essas mulheres nunca desejarão seus filhos distantes. Não porque os amam, mas porque, por serem sádicas, necessitam de suas vítimas o mais próximas possível. É um transtorno. Como disse, narcisistas se "alimentam" da força vital de suas vítimas. Fazê-las sofrer é sua força, sua energia.

E o que é hoovering então? Repetindo, é uma tática do narcisista para atrair sua vítima novamente para dentro da relação abusiva. Deste modo, o narcisista se mostrará arrependido e dócil. Na verdade, narcisistas não são capazes de sentir qualquer tipo de arrependimento. Certamente, o narcisista não está arrependido. Ele, apenas, está sentindo falta de seu "alimento vital". Sádicos, necessitam de suas vítimas de volta. Se a vítima cede ao apelo do narcisista e retorna à relação, ele tenderá a tratá-la mil vezes pior do que já tratava, pois seu ego será tomado por uma confiança de total domínio sobre a vítima.

Essas filhas que recebem mensagens das mães narcisistas, simuladamente dóceis e arrependidas, costumam querer respondê-las, tendo em vista que carregam consigo uma dor muito profunda por nunca terem sido aceitas por suas mães. Mesmo que sejam já adultas, essas filhas, muitas vezes, ainda buscam, subconscientemente, aprovação da mãe, tal como quando eram crianças. Aliás, essas filhas (e filhos também) cresceram buscando tal aprovação. Com a mensagem de "arrependimento" da mãe narcisista, vem a sensação de que talvez agora, enfim, a aprovação ocorra. Mas não ocorrerá!

Narcisistas não sentem arrependimento. Narcisistas não aprovam nada em suas vítimas. Ao contrário, narcisistas projetam tudo que há de negativo neles próprios em suas vítimas. Por isso, mães narcisistas jamais serão capazes de aprovar suas vítimas. Suas filhas e filhos são sua sombra, isto é, seus filhos são vistos como sua própria podridão. Tudo de negativo que há em um narcisista, ele projeta em sua vítima. Chamarão suas vítimas de vaidosas, mentirosas, fofoqueiras, falsas, entre tantas outras características negativas, mas porque, subconscientemente, todas essas características fazem parte de sua própria personalidade. E porque se sentem perfeitos e incapazes de admitir tais características, projetarão todas elas em suas vítimas.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perícia do Processo envolvendo a novela O Sétimo Guardião e o livro As Muralhas Da Vida Eterna: principais evidências

Philokalia: a verdadeira arte de orar