Perícia do Processo envolvendo a novela O Sétimo Guardião e o livro As Muralhas Da Vida Eterna: principais evidências

Imagem
Durante a fase pericial do processo que foi movido diante das similaridades entre diversas passagens da novela O Sétimo Guardião e o livro As Muralhas Da Vida Eterna, a perita Rayda Melissa Silva de Araújo Tolentino, brilhantemente elaborou seu trabalho e, nesse trabalho, apontou o personagem Feliciano da novela e a personagem Sofia do livro como as maiores evidências de que houve sim um plágio, quando se fala em ambas as obras. Assim vejamos o que foi, entre tantas outras evidências, trazido no processo pela perita, com relação a esses dois personagens: Ademais, devemos prestar muita atenção no personagem Feliciano . Esse personagem é evidentemente um personagem retirado da obra As Muralhas da Vida Eterna . A cena da tempestade da novela solicitada pela assistente da perícia não caracteriza apenas uma tempestade em comum entre diversas obras. Além de acontecer exatamente como o narrado no livro, traz a figura do Feliciano enfrentando a intempérie sem qualquer medo, enquanto todos os m

A doença do sucesso

Muitos de nós fomos educados para o sucesso profissional. Há algumas décadas, a grande maioria das pessoas não se preocupava com formação acadêmica, por exemplo. Nada contra a formação acadêmica. O problema é que as últimas gerações foram cobradas excessivamente, desde crianças, por um sucesso profissional e financeiro que muito poucas pessoas alcançam. E essa busca obstinada e obsessiva por esse sucesso cobrado, desde cedo, está, certamente, adoecendo a muitos.

Quantas pessoas atualmente são graduadas e estão passando dificuldades para alcançar suas metas profissionais! Quantas pessoas possuem até diversos títulos de graduação e pós graduação, mas estão tendo essa mesma dificuldade! São pessoas que já experimentaram tantas vezes o sabor amargo da frustração. Acaba que abandonamos diariamente inúmeras atividades prazerosas do nosso dia a dia, em busca do sucesso. Já não fazemos nossas atividades por prazer, mas sempre em busca de ganhos financeiros e ascensão social. Assim os dias vão passando e, entre uma tentativa frustrada e outra, vamos perdendo momentos preciosos entre amigos, família e até mesmo momentos dedicados a nossa espiritualização. Até quando procuramos uma igreja, por exemplo, na maioria das vezes, acaba sendo em busca desse sucesso. Uma ajuda do céu, quem sabe. Mas quase nunca é por puro descanso da própria alma. 

O fato é que estamos nos tornando uma geração adoecida por causa da busca obsessiva pelo sucesso. Crescemos sendo cobrados por nossos pais, professores e pela sociedade em geral. Foi uma cobrança excessiva pela dedicação aos estudos, a fim de que com esses estudos nos tornássemos, sem sombra de dúvidas, pessoas de sucesso. O problema é que muitos seguiram essa trilha, mas, infelizmente, não alcançaram o prometido pote de ouro. Não existe nenhum problema em se dedicar aos estudos. Muito pelo contrário, não desejamos uma sociedade inculta. A educação é uma arma poderosa que deve ser atribuída a cada cidadão. O que não pode acontecer é fazer com que cada cidadão aponte essa arma para si mesmo. 

Dar a educação e cobrar sucesso dessa mesma educação pode estar causando uma doença em massa. Mas não é só aqueles que se dedicaram aos estudos que passam por isso. Há muitas pessoas que lutam pelo tal sucesso por outras vias, e que, infelizmente, encontram também a frustração, em meio a um mundo caótico e doentio. Não há certamente nenhum problema em buscar o sucesso na vida profissional. O que não pode acontecer é deixar essa busca nos adoecer. Antes de buscar o sucesso profissional, devemos perceber que o sucesso não é apenas uma parte da vida profissional e financeira. Há inúmeras outros campos da vida, onde podemos alcançar sucesso. Nossa paz interior, por exemplo, é sem dúvida, um desses campos, e talvez o mais importante de todos.

  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perícia do Processo envolvendo a novela O Sétimo Guardião e o livro As Muralhas Da Vida Eterna: principais evidências

Narcisistas e o "hoovering"

Philokalia: a verdadeira arte de orar